Tempo de leitura: 9 minutos
Todo mundo já sabe que o Photoshop é um dos programas mais usados no mundo e que diversas profissões se beneficiam dos recursos desse incrível software e suas possibilidades de manipulação de imagens.
Vivemos uma época onde a imagem está cada vez mais presente e podemos encontrar o uso de manipulação de imagens em:
- Sites;
- Redes sociais;
- Games;
- Apps para celulares;
- Banners;
- Outdoors;
- Materiais de expediente;
- Entre outros.
Constatamos então que a criação e edição com o Photoshop é uma necessidade constante.
O que muita gente não sabe é que a manipulação de imagens está presente em mais áreas do que se pode imaginar.
Quando se fala em manipulação de imagens, a primeira coisa que pode vir à mente são aquelas belíssimas obras de matte-painting que poderiam muito bem serem emolduradas e vendidas como quadros de arte.
A verdade é que a capacidade de unir diferentes imagens com o Photoshop tem emprego em mais áreas que vão além do uso somente no meio artístico.
Além das profissões óbvias como as do campo do design, publicidade, direção de arte ou fotografia, o Photoshop pode ser explorado até em casos curiosos como, por exemplo, no ramo das tatuagens.
Por isso, hoje eu resolvi listar 6 áreas profissionais em que a manipulação de imagens é fundamental ou que pode ser um diferencial de grande valor para se destacar no mercado e saltar na frente da concorrência.
1. Manipulação de Imagens no Design Gráfico e Direção de Arte
Essa é talvez a área profissional mais relacionada ao Photoshop atualmente.
Isso porque o dia a dia de um designer gráfico consiste em manipular imagens a afim de obter uma peça que pode ser usada para algumas funções como:
- Estampar uma embalagem;
- Enriquecer uma campanha publicitária;
- Criar a capa de uma fanpage no Facebook;
- Criar impacto em uma página principal (home) de um site;
- Criar de um flyer, banner, ou anúncio.
Sempre que houver a necessidade de mesclar imagens com realismo, será crucial fazer o uso dos fundamentos da composição, iluminação, cores, foco e desfoque entre outros conceitos que são a base da manipulação de imagens.
A imagem abaixo é um case perfeito do emprego da manipulação de imagens no design gráfico.
O trabalho foi desenvolvido para a marca de refrigerantes Fanta com a intenção de divulgar o novo sabor da bebida (maça verde).
Depois de obtida a foto do produto, da maça, dos “splashs” de água, o designer gráfico usou a sua criatividade e técnica apurada para unir todas essas partes e montar uma imagem capaz de atrair e impactar o público alvo da campanha.
Esse trabalho teve tanto êxito no seu objetivo, que até eu fiquei com sede só em olhar para essa imagem, você não?
Se você já está com vontade de criar uma manipulação, pode gostar desses dois tutoriais:
Como criar um efeito realista com peixes submersos no Photoshop
Como trocar o fundo de uma imagem com o Photoshop
2. Manipulação de Imagens na Fotografia
Todo fotógrafo já está acostumado a usar o Adobe Lightroom, este que é atualmente o principal software para o tratamento de fotos em lote.
Porém, é possível ir muito além daquela edição padrão e criar verdadeiras obras de arte integrando a fotografia e a manipulação de imagens com o Photoshop.
O famoso fotógrafo Riccardo Bagnoli é conhecido por conceber um conceito totalmente novo para as suas fotos transformando-as completamente, como podemos ver na imagem abaixo:
A capacidade de perceber o melhor ângulo, enxergar a composição mais equilibrada, determinar a fotometria correta, acertar o foco preciso e tirar uma fotografia bonita já é uma das mais belas artes visuais.
No entanto, se o fotógrafo tiver um gosto também pela pós edição, certamente encontrará no Photoshop uma excelente ferramenta para criar imagens ainda mais atraentes.
Isso permitirá oferecer um serviço adicional para os seus clientes.
Quem não gostaria de ter uma foto em alguma situação impossível, em um mundo que não existe ou quem sabe até do lado de um super herói?
3. Manipulação de Imagens na Publicidade
Em um mundo onde a comunicação está cada vez mais ativa, mais pessoas conectadas, mais pessoas acessando conteúdos através de telas, é natural que também ocorra um grande aumento da quantidade de propagandas que são veiculadas por esses meios.
É nesse contexto que surge a pergunta: “Como se diferenciar num mundo com tanta informação? Com tanta concorrência?”
Existem várias respostas.
Algo que pode ser um diferencial é conseguir transmitir o conceito de uma marca ou produto através de uma imagem criativa e distinta daquilo que estamos acostumados a ver o tempo todo.
A empresa Hill’s desenvolve rações saudáveis para animais de estimação com a intenção que os pets possam se alimentar adequadamente, evitando a obesidade e problemas de saúde.
Ao invés de fazer uma campanha com anúncios padrões que ressaltam as vantagens dos seus produtos diretamente, a empresa optou por investir em imagens altamente criativas que vendem o conceito de uma forma indireta e diferenciada.
Veja as imagens abaixo para entender melhor como a Hill’s divulgou para o seu público os produtos da linha Science Diet que promovem dietas saudáveis para animais de estimação.
Imagens como essas chamam a atenção, elas se destacam daqueles tradicionais anúncios que surgem na tela a cada rolada na timeline, e esse é um resultado que só é possível com o uso da manipulação de imagens com o Photoshop direcionado para a publicidade.
4. Manipulação de Imagens na Arquitetura
Como já está bastante claro ao longo deste texto, imagem é algo que definitivamente: vende!
Até mesmo a arquitetura pode ser beneficiada com o uso do Photoshop para dar um acabamento final em imagens de prédios, casas e outros empreendimentos.
De nada adianta criar excelentes projetos arquitetônicos se o cliente não conseguir visualizar a ideia antes de investir, é nessa função que o Photoshop pode dar uma mãozinha.
O arquiteto que dominar também o Photoshop, além dos tradicionais softwares de arquitetura, terá ao seu alcance um arsenal de recursos para criar imagens mais bonitas e atraentes.
As possibilidades são muitas:
- Elementos podem ser adicionados à foto ou render da construção;
- Manchas e outros problemas podem ser removidos;
- Uma nova composição pode ser criada com o uso das regras certas;
- A aplicação de nitidez ou desfoque pode ser bastante útil para direcionar a atenção do observador;
- Entre tantas outras práticas que são aprendidas na manipulação de imagens.
As imagens abaixo foram feitas pelo arquiteto romeno Ioan Ralea-Tomacom que usa diversos softwares específicos da sua profissão como o Autodesk 3ds Max e o Google SketchUp.
Contudo, aquele toque final que faz a diferença foi dado com o Photoshop na pós edição.
5. Manipulação de Imagens na Serigrafia
A arte de imprimir imagens em tecidos é algo praticado pelo ser humano desde que as primeiras prensas foram inventadas.
Se antes era necessário desenhar manualmente, hoje nós contamos com todas as possibilidades da computação para transformar em imagens simplesmente qualquer ideia que a mente conceber.
Além de ser mais fácil produzir essas peças atualmente, cada vez menos as pessoas querem vestir somente uma marca ou um nome.
Há um consumo cada vez maior de camisetas e roupas que transmitem uma ideia ou um conceito criativo.
É aqui que entra a manipulação de imagens com o Photoshop novamente!
No momento que você consegue unir diferentes imagens e tratar elas de forma que encaixem em um contexto totalmente novo, isso pode ser impresso em tecido e alguém certamente vai adorar vestir essa roupa.
As imagens abaixo mostram camisetas em que as artes foram feitas com o uso de fotos reais e editadas de maneiras que parecem sair para fora do pano.
O serigrafista que optar por imprimiras artes com imagens realistas e diferenciadas por meio da manipulação de imagens estará um passo à frente de outras empresas que confeccionam peças que evidenciam somente a marca e com poucos atrativos visuais.
6. Manipulação de Imagens na Tatuagem
Quando eu comecei a trabalhar com a manipulação de imagens com o Photoshop, eu jamais pensei que isso pudesse ter aplicação no ramo das tatuagens.
Depois de lançar o meu curso Photoshop Alto Nível, eu passei a ter alguns alunos tatuadores, e a minha surpresa foi grande ao ver os belíssimos trabalhos que eles estavam criando.
Se antes eu nunca havia imaginado que era possível unir o Photoshop ao mundo da tatuagem, depois de ver a imagem desenvolvida pelo meu aluno Thata Andrade eu tive a certeza que isso não somente é possível como, de fato, o Photoshop pode prestar um grande auxílio também para os tatuadores.
A imagem abaixo é uma tatuagem real que foi criada no Photoshop e depois aplicada na pele.
Navegando entre as imagens podemos ver as fotos originais que o tatuador usou para montar a ideia e o resultado final.
Conclusão
Resumo das áreas mencionadas neste texto:
- Design;
- Direção de Arte;
- Fotografia;
- Serigrafia;
- Arquitetura;
- Publicidade;
- Tatuagem.
Além das áreas profissionais mencionadas aqui, o Photoshop vem ganhando mais espaço para atender a demanda de um mundo que consome cada vez mais imagens.
Dominar os fundamentos da edição e manipulação é um requisito para todos os criativos que de alguma forma produzem imagens, desde aquelas feitas no computador, como aquelas que são impressas em camisetas ou até mesmo na pele.
Se você tem interesse em aprender mais sobre essa área, pode conferir alguns tutoriais gratuitos aqui no Blog.
Não deixe de comentar dizendo o que achou desse post!
Até o próximo!
Maravilhoso o post!!
Interessante e direto ao ponto, obrigado
Gostei do que foi mostrado. Isso mostrou que o Photoshop é uma poderosa ferramenta ainda hoje para todos tirarem muito proveito.